segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Primeira reunião de trabalho para a elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo: compromisso com a construção coletiva


     Manhã de sábado, 18 de fevereiro de 2017, no auditório da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, teve início os encontros temáticos para a elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos. Nesta fase, acontece a produção do texto base que, será discutido, ao longo do segundo semestre, em Audiências Públicas nas regiões da defensoria pública do Estado de São Paulo.


     O Plano Estadual deverá abranger a globalidade das responsabilidades e ações da educação em direitos humanos para o Estado de São Paulo. O trabalho dos grupos temáticos, neste primeiro semestre de 2017, consiste em elaborar as diretrizes, os objetivos e as metas, para o período de 2018 a 2021. O Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos contemplará:
   - Análise (avaliação) da situação geral da educação em direitos humanos no Estado de São Paulo.
   - Definição das políticas, diretrizes, objetivos e metas de educação em direitos humanos para:
- Educação Básica;
- Ensino Superior;
- Educação Não Formal;
- Educação dos Profissionais dos Sistemas de Justiça e Segurança;
- Educação e Mídia.
     Na abertura dos trabalhos, Francisca Pini, integrante do Comitê Estadual dos Direitos Humanos de São Paulo, acolheu todos os representantes e enfatizou a importância do trabalho coletivo e da participação plural no processo de elaboração do Plano Estadual de Educação em direitos Humanos.
     Ressaltou que a contribuição generosa de todos os integrantes do Comitê Estadual e dos coordenadores(as) dos eixos revela o compromisso com a educação emancipadora no Estado de São Paulo.
      Na sequência, os(as) coordenadores(as) dos eixos se apresentaram aos participantes:
     Eixo Educação Básica: Denise Carrera, doutora em educação, coordenadora da ONG Ação Educativa, participou ativamente da elaboração do Plano Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação de São Paulo. Juliana Fonseca Neri, pedagoga e doutoranda em educação. Atuou por 9 anos na coordenação de projetos educacionais no Instituto Paulo Freire.
   Eixo Segurança Pública: Ney Strozake, advogado e doutor em direitos humanos, coordenador da Renap e Militante do MST. Gorete Marques, socióloga e doutora em Segurança Pública. Pesquisa do NEV.
    Eixo Educação Superior: Wagner Hosokawa, doutorando em humanidades da UFABC e professor universitário. Eloisa Gabriel, mestre e doutoranda em Serviço Social pela PUC-SP, representante da CMP.
    Eixo Educação Não Formal: André Alcântara, advogado, representante do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e o(a) representante do Condepe.
    Eixo Educação e Mídia: Ismar de Oliveira Soares, professor Titular Sênior da USP, Doutor em Ciências da Comunicação (ECA-USP), com pós-doutorado, pela Marquette University Milwaukee, WI, USA e presidente da ABPEducom; Maria Rehder da ECA/USP, mestre em direitos humanos e democratização, especialista em Gestão da Comunicação, Educação e Cultura (ECA-USP) e vice-presidenta ABPEducom, e Janaina Abreu, comunicadora social, especialista em Marketing, representante do CEDHECA Paulo Freire.
     Ao final das orientações, os defensores públicos Bruno Carvalho e Davi de Azevedo disseram o quanto a Defensoria Pública está satisfeita com o processo desencadeado para a elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos e que assumiram a responsabilidade, inclusive na coordenação geral, por perceberem a seriedade e compromisso com a construção coletiva.

     Seguem as fotos dos grupos de cada eixo temático: 

 

Educação Básica


Ensino Superior

 

Educação Não Formal

 

Educação dos Profissionais dos Sistemas de Justiça e Segurança


 

Educação e Mídia

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